terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Antônio Francisco Lisboa..o Aleijadinho!

Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros – discute-se se sífilis, lepra, tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel. 
Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de, formalmente, só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras. 
Aleijadinho deixou mostras de seu talento em Ouro Preto, Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Rita Durão, São João del-Rei, Tiradentes e Nova Lima, cidades de Minas Gerais, onde desenhou e esculpiu para dezenas de igrejas. Em Mariana, assinou o chafariz da Samaritana e, a Congonhas do Campo, legou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805) e as 66 figuras em cedro (1796) que compõem a Via-Sacra. 
Ocupado com encomendas que chegavam de toda a província, Aleijadinho tinha mais de 60 anos quando começou a esculpir as famosas imagens de Congonhas do Campo. Nessa época, já deformado pela doença que lhe inutilizara as mãos e os pés, trabalhava com o martelo e o cinzel amarrados aos punhos pelos ajudantes. Apesar de ter sido respeitado em sua época, Aleijadinho, após sua morte, foi relegado a um quase esquecimento. O reconhecimento de que sua obra – o Barroco reconstruído dentro de uma concepção rigorosamente brasileira – havia sido a expressão máxima desse movimento no Brasil foi uma conseqüência da Semana de Arte Moderna de 1922.



Elis Regina



Para muitos, Elis foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a "Pimentinha", o "Furacão Elis", como era chamada, lançou compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes. A primogênita do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa foi a primeira pessoa a inscrever sua voz como instrumento na Ordem dos Músicos.

Em 1956, passou a integrar o elenco fixo do programa, Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também de sua cidade natal.

Em 1965, venceu o 1º. Festival Nacional de Música Popular Brasileira (TV Excelsior) com "Arrastão" (Edu Lobo e Vinícius de Morais). Dois dias depois, estreou no Teatro Paramount (SP) o show "Elis, Jair e Jongo Trio", que, gravado ao vivo, se tornou o LP "Dois na Bossa". Com sucesso do disco, ela e Jair Rodrigues estrelaram o histórico programa semanal "O Fino da Bossa".

O programa saiu do ar em junho de 1967, porém, Elis continuou ao lado de Jair Rodrigues nos três programas da série "Frente Única - Noite da MPB" (TV Record). Em dezembro, aos 22 de idade, casou-se com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. Logo, nasceu seu primeiro filho, João Marcelo.

O casamento terminou em 1972 e, em 1974, casou-se com o pianista César Camargo Mariano. Viveu em São Paulo, onde nasceram: Pedro, em 1975; e Maria Rita, em 1977. Em 1981, separou-se de César.

Sua carreira internacional ficou mais importante a partir de 1968, quando cantou nas TVs inglesa, holandesa, belga, suíça e sueca. De volta à TV Record, em 1969, fez a série de programas "Elis Studio", dirigida por Miéle e Bôscoli. Em maio, viajou para Londres, onde gravou um LP com o maestro inglês Peter Knight. Em junho, na Suécia, gravou um LP com o gaitista Toots Thielemans.

"Elis & Tom", disco com Tom Jobim, saiu em 1974. Na inauguração do Teatro Bandeirantes (SP), cantou ao lado de Chico Buarque, Maria Bethânia, Tim Maia e Rita Lee. No ano seguinte, lançou "Falso Brilhante", em disco e nos palcos, show que assistido por 280 mil pessoas.

Pela TV Bandeirantes, em 1979, demonstrou a sua intimidade com São Paulo em um programa no qual passeava pela cidade com Adoniran Barbosa e visitava Rita Lee. E participou do Show de Maio, com renda revertida para o fundo de greve dos metalúrgicos de São Paulo, no estúdio da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, para 5 mil pessoas.

Naquele ano, gravou "O Bêbado e a Equilibrista", imediatamente apelidado de "Hino da Anistia". No 13º Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, foi aplaudida por 11 minutos. Para agradecer a platéia, fez uma jam session com Hermeto Pascoal.

Em 1980, o show "Saudade do Brasil" reuniu no palco 24 músicos e bailarinos. No ano seguinte, fez o espetáculo "Trem Azul", com cenário de Elifas Andreato. Teve morte repentina, em 19 de janeiro de 1982. Foi velada no Teatro Bandeirantes, e vestia a camiseta proibida pela ditadura militar no show "Saudade do Brasil": a bandeira brasileira, com seu nome escrito no lugar de "Ordem e Progresso".


Sertanejo Universitário e um pouco de sua História


Sertanejo universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".


Origem

De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital, Campo Grande.


Estilo do sertanejo universitário

Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens veem (assuntos como poligamia e traição).
Uma outra explicação para a origem desse movimento sertanejo é de cunho também social.A partir da década de 90 muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados ingressaram nas universidades,com isso trouxeram seus violões e romperam definitivamente com estigma do universitário que era associado ao rock in roll. Com violas e violões disseminaram nos campus e republicas a velha musica sertaneja de raiz.Com o passar dos tempos foram associando ao violão ou mesmo a viola instrumentos modernos como guitarras,baixos,bateria,metais e instrumentos de percussão. O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos vem tomando grande espaço na mídia. Letras e musicas simples com facilidade entraram na cabeça das pessoas o que faz com que duplas e conjuntos sertanejos estourem de vários locais do país e com vários singles conhecidos ou mesmo com clássicos com uma roupagem nova.
Uma explicita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras.Isso só reforça a associação dos velhos instrumentos aos modernos.

Museu Oscar Niemeyer,o Maior Museu do Brasil!


O Museu Oscar Niemeyer tem uma área total de 144.000 m² e possui uma arquitetura em forma de olho com 20 metros de altura

Maior museu do Brasil
O Maior museu do Brasil e também da América Latina, foi inaugurado em Curitiba - PR. O Museu Oscar Niemeyer virou atração turística na cidade e os visitantes ficaram impressionados com o projeto arquitetônico. Aproximadamente 13 mil pessoas passaram pelas sete exposições que marcaram a inauguração.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Jaime Lerner inauguraram o museu, localizado no Centro Cívico. A cerimônia contou com a presença do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o prédio original em que o museu foi instalado, o antigo edifício Castelo Branco e criou o anexo do espaço, um edifício em forma de olho com 20 metros de altura.

Em seu discurso, Fernando Henrique salientou a importância da obra e falou sobre o arquiteto Oscar Niemeyer. "Ele é criador de espaços que possibilitam o encontro", enfatizou. O ex-presidente se referiu ao arquiteto como "o maior artista e criador brasileiro". Fernando Henrique ainda destacou a exposição de arte mexicana, que estava aberta ao público, e fez uma comparação da arquitetura do novo museu com a de Brasília, cujo plano piloto é também de autoria de Niemeyer.

O maior
Construído em uma área total de 144.000 m², que inclui um bosque (Parque do Papa João Paulo II) e um jardim criado por Roberto Burle Marx, o Museu Oscar Niemeyer é o maior do Brasil e da América Latina.

Em sua inauguração, abriga sete mostras artísticas: 'Curitiba, Inovação Solidariedade', 'Matéria-prima', 'Trajetória de Niemeyer', 'Panorama da Arte no Paraná', 'Uma História do Sentar', 'Personagens e Paisagens Mexicanas' e 'Pátio das Esculturas'.

Todas as exposições contemplam a área de atuação do museu, centrada em artes visuais, arquitetura e design. Sua estrutura ainda comporta reserva técnica, laboratório de restauração, auditório, bar, restaurante e uma rede de computadores. Com isso, o museu se torna o maior da América Latina.

 Projeto: obra original de Oscar Niemeyer (1967), com equipes do engenheiro Max Rahm e dos arquitetos Oswaldo Cintra e Marcelo Ferraz. Empreiteira principal: Cesbe, Engenharia e Empreendimentos.

 Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, esquina com a Rua Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico. Aberto de terça-feira a domingo, das 12h30 às 19h. Informações pelo telefone (41) 254-6633.

 Área total (bosque e aldeia da cultura): 144.000 m².

 Área construída: 32.800 m².

 Área destinada a exposições: 16.650 m² (divididos em nove salas, um anexo e um jardim de esculturas).

 Olho (anexo criado por Niemeyer): com 20 metros de altura, pelo projeto terá sala de exposição de 1.700 m², mais bar e auditório.

 Metragens

 Subsolo – área para grandes esculturas: 900 m².

 Subsolo – salão nobre de ingresso (saguão, café e estar): 1.000 m².

 1.º pavimento – áreas públicas cobertas para exposições abertas: 6.300 m².

 2.º pavimento – área para exposições: 5.850 m².

 Prédio novo: 2.600 m² (sala de exposições, bar e auditório).

 Pé direito: variação de dois metros e 11,90 metros de altura.

 Trabalhadores envolvidos: 650, divididos em três contraturnos, de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h.
Equipe do Museu Oscar Niemeyer: Paulo Kawahara (urbanismo); Fernando Popp e Valéria Bechara (arquitetura); Ennio Marques Ferreira, Carlos Perna e Maria Cecília Noronha (artes plásticas); Geraldo Pougy (design). Consultoria de Lisete Lagnado (curadora), Adélia Borges (designer); Maria Eugênia Saturni (museóloga); Marcelo Ferraz (arquitetura).

 Característica: o museu será voltado a artes plásticas, urbanismo, arquitetura e design.

 Orçamento previsto pela Secretaria de Estado da Cultura para manter o novo museu em 2003: R$ 300 mil/mês.

 Acervo do Museu Oscar Niemeyer: obras do MAC (1.150), MAP (300), espólio Banestado (900) e Faxinal das Artes (cerca de 111 obras). Total: 2.461. *Resta contabilizar obras que estão locadas nas secretarias de estado e repartições.

Maior Número de acertos em Memorização Coletiva


O professor José Cláudio realizou, em um colégio de Curitiba, o recorde de memorização coletiva. Fica provado assim, que a memória é uma ferramenta que deve ser estimulada

Maior número de acertos em memorização coletiva
O professor José Cláudio Luvizzotti é administrador, palestrante e mnemonista, profissional que promove treinamento da memória e faz demonstrações de memorização. Ele esteve em um colégio de Curitiba, junto com os auditores do RankBrasil, para realizar o recorde de Maior número de acertos em memorização coletiva”.

O professor contou com uma platéia de 397 pessoas, entre elas adolescentes e professores, que ficaram entusiasmados com a palestra e com as técnicas de memorização que foram explicadas. “Isso tudo é importante, achei a palestra muito dinâmica. Não podemos reduzir tudo a decoreba, mas temos que levar em consideração a aprendizagem”, afirma um dos professores do colégio.

Durante toda a palestra, o trabalho da aprendizagem foi sendo reforçado por José Cláudio e em nenhum momento esqueceu que estava apresentando seu conteúdo para adolescentes. Durante todo o tempo usou palavras de fácil acesso, conteúdo lúdico e manteve a interação com os alunos e o dinamismo constante.

Depois de terminar sua palestra, que teve a duração de 40 minutos, lançou um desafio para o público e garantiu que quem prestasse atenção memorizaria 60 palavras em pouco tempo. Desafio lançado, desafio aceito.

O tempo total para a memorização foi de 24min11, contados desde o momento em que as palavras foram apresentadas até o começo da prova. Com uma técnica curiosa e estimulante, o professor foi narrando uma história com as palavras e fazendo com que os estudantes ficassem atentos. “A memória é seletiva, temos que escolher nossa própria linguagem”, explica José Cláudio.

Os alunos ficaram surpresos com a técnica e com a rapidez que conseguiram memorizar as palavras. “Eu jamais imaginei que iria aprender 60 palavras em tão pouco tempo, pois sou muito esquecida”, afirma uma aluna do ensino médio.

A equipe do RankBrasil acompanhou todo o recorde para que não houvesse influência alguma no resultado final do teste. Segue uma tabela com os números obtidos.

Tabela explicativa (comparação):
Número de participantes que assistiram à palestra: 397
Número de participantes que realizaram a prova: 259
Número de palavras memorizadas: 60
60 acertos: 45,55%
Entre 59 e 57 acertos: 18,14%
Entre 56 e 54 acertos: 2,7%
Foram desconsideradas 33,61% das provas, por apresentarem um número expressivo de erros.

Regras para o recorde coletivo:
Palestra com a duração de 40 minutos.
As 60 palavras foram passadas em forma de história, em um tempo de 10min56. Uma segunda leitura foi feita no tempo de 4min25. Foi realizada ainda uma terceira leitura, no tempo de 3min27. Esse tempo soma 18min48.

Depois das palavras memorizadas, foi realizada uma prova oral com duração de 3min04, e uma segunda prova onde as palavras foram ditas de trás para frente, tempo de 2min19. Foi utilizado um total de 5min23 para a realização dessa prova oral, lembrando que as palavras não estavam sendo visualizadas nesse momento.

O tempo total para a memorização foi de 24min11, contados desde o momento que as palavras foram apresentadas, até o começo da prova escrita.

Maior Pick-up do Brasil....


Veículo possui um motor mwm 229 turbo diesel seis cilindros e aproximadamente 280 cavalos

Maior Pick-up do Brasil
A equipe do RankBrasil esteve na loja Picape Center (acessórios para picapes), para registrar o recorde de Maior Pick-up do país.

Nomeada BIG MAXX, o veículo recordista foi lançado pela Picape Center e o projeto para sua construção começou em outubro de 2005.

Devido a sua complexidade, foram muitos meses de estudo, testes, substituições de peças, trocas de informações, trâmites de importações e ajustes de tração. Depois de muito trabalho, o projeto foi concluído com sucesso em maio de 2008.

O engenheiro e responsável técnico, José Honório Raimundo, diz que foram muitas horas de trabalho em cima do veículo, muitos ajustes e adaptações para que ele ficasse em perfeitas condições. A Pick-up foi finalizada com um banho de acessórios, que a deixou ainda mais bonita e impressionou os amantes deste tipo de carro.

Segundo José Honório, a cada etapa concluída, cada peça adaptada no seu devido lugar, era uma peça a menos nesse enorme quebra-cabeça de quatro rodas.

Um dos idealizadores do projeto, Herivelton Honório Raimundo, destaca que desafio é a palavra chave: "Inovar é sempre necessário para qualquer seguimento, projetos audaciosos são fantásticos para o crescimento de qualquer empreendimento e a atitude é o segredo para ter crescimento, audácia, inovação e o mais importante, os próprios desafios”.

Apesar de pouco tempo à disposição do público, é grande a procura do BIG MAXX. Sua agenda já tem vários trabalhos confirmados e continua em uma crescente.

O veículo aumenta comprovadamente o público de um evento de 40 a 60%. É um excelente atrativo para feiras, exposições, divulgação de marcas, lojas etc.. Isto significa que serve como estratégia de marketing , pois chama a atenção das pessoas.





Maior Pick-up do Brasil

11 Benefícios da Caminhada para o Corpo e a Mente


Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se: 
Caminhada com os filhos

1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.  

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia. 

2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica. 

3. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com aosteoporose
Esteira
 "Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia. 

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.  
"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."

6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia. 
Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais. 

7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp. 

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. 
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua aemagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. 
Esteira
A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado. 

9. Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. 
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.  

10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom. 


A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. 11. Diabetes


Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp. 

Rita Lee


Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo31 de dezembro de1947) é uma cantoracompositoraatriz e instrumentista brasileira. Ela já vendeu mais de 60 milhões de cópias de discos, sendo a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Por vezes conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Para os críticos, Rita Lee é uma das artistas que mais influenciaram os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrande d'Os Mutantes (1968-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), ela participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral. Desde seu primeiro álbum, Build Up (1970), ela tem emplacado diversas canções nas paradas de sucesso, "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Agora Só Falta Você", "Amor e Sexo", entre outros, embora também tenha criado um álbum comumente visto como fundamental na história do rock brasileiroFruto Proibido (1975), considerado por alguns como sua obra-prima.
Com uma carreira que quase alcança os 50 anos, Rita Lee já tocou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas mais famosas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. O casal se casou no civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.

Biografia Infância/Adolescência

Nascida na capital de São Paulo, Rita Lee é a filha mais nova de Charles Fenley Jones, que era descendente de imigrantes norte-americanos e de Romilda Padula Jones, filha de italianos. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones.
O Lee não é sobrenome da família, e ficou como um nome composto em Rita e suas irmãs. Ele foi dado pelo pai das meninas, Charles, em homenagem ao general americano Robert Edward Lee, o famoso General Lee, figura de grande destaque em guerras sulistas nos EUA.[10]
Rita nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, onde viveu por muitos anos, até o nascimento de seu filho. O bairro é especial a Rita, já que lá ela tem uma grande parte de todas as melhores lembranças de sua vida.[11].
Ela foi educada no colégio francês paulistano Liceu Pasteur, e hoje fala fluentemente português, inglês, francês, espanhol e italiano. Também chegou a cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo em 1967, na mesma turma da atriz Regina Duarte, mas deixou a universidade durante o primeiro período.
Durante a infância, teve aulas de piano com a musicista clássica Magdalena Tagliaferro. Não pensava em ser cantora de rock e sim ser atriz de cinema ou veterinária.[12]
Na adolescência passa a se interessar por música e começa a se apresentar em escolas da região como componente do Tulio's trio.[13] Em1963, forma um conjunto com mais duas garotas, as Teenage Singers (Cantoras Adolescentes), que participam de shows e de festas colegiais. No ano seguinte elas conhecem um trio masculino, Wooden faces. Os dois grupos se juntam, formando o Six Sided Rockers, banda que depois se chamará O'Seis,[14] que chega a gravar um disco compacto com duas músicas. Com a saída de três componentes, sobram Rita, Arnaldo e Sérgio que passam a se chamar Os Bruxos. Por sugestão de Ronnie Von, o grupo passou a chamar-se Os Mutantes.

[editar]Carreira/Casamento/Filhos

Entre 1966 e 1972 foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e manipulando bizarrices como um gravador portátil (na música Caminhante Noturno) e uma bomba de dedetização (em Le Premier Bonheur du Jour) e sendo letrista. Em 1967, a banda acompanhou Gilberto Gil no III Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), na apresentação da canção antológica Domingo no Parque. Rita gravou seis discos com a banda, entre 1968 e 1972, e foi casada com o companheiro de banda, Arnaldo (o divórcio seria assinado somente em 1977).
As suas primeiras influências foram Elvis PresleyNeil SedakaPaul AnkaPeter, Paul and MaryBeatlesRolling Stones, mas também escutava música brasileira como Cauby PeixotoÂngela MariaTito Madi e João GilbertoEmilinha BorbaCarmen MirandaDalva de Oliveira e Maysa por influência dos pais.[14]
Rita gravou dois discos-solo, acompanhada dos componentes dos Mutantes. Build up (1970), era a trilha sonora de um show que Rita fez exclusivamente para uma edição da Fenit (feira de moda de São Paulo) - deste disco saiu seu primeiro hit solo, José (versão de Nara Leão para o hino francês "Joseph"). Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida (1972), foi lançado com o seu nome pois Os Mutantes já tinham lançado disco naquele ano.
Rita sai dos Mutantes neste mesmo ano. Dentre distintas histórias e controvérsias, ela alega que seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda.
Depois de um curto período de depressão, formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo folk rockAs Cilibrinas do Éden,[15][16]cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73, foi lançada recentemente, mais de 35 anos depois. Uma das músicas da dupla daria origem ao hit Shangrilá, em 1980.
Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti.[16] Rita, além de cantar, tocava pianosintetizadorgaita e violão. Conseguem um contrato com a gravadora Phillips, mas esta exige que o grupo assine como Rita Lee & Tutti-frutti. Durante a gravação do primeiro disco, "Atrás do Porto tem uma Cidade", Lúcia Turnbull deixa o grupo. Deste disco saem os hits Menino Bonito, "Mamãe Natureza" e "Ando Jururu".
Mas é com o disco Fruto Proibido, de 1975 na Som Livre, que Rita alcança a consagração nacional, com vários sucessos como Agora só falta vocêEsse tal de roque enrow e especialmente Ovelha negra.[16] Fruto Proibido, considerado uma obra prima do rock nacional, torna-se uma espécie de manual para fazer-se rock em português.
Em 1976 lança o álbum "Entradas e Bandeiras". Devido a um estresse, Rita ficou afastada do processo de mixagem deste disco, fato que ocasionou um som mais pesado com a nítida predominância da guitarra de Carlini. Apesar de sua excelente qualidade, este LP não fez tanto sucesso quanto o seu antecessor, a não ser pelas canções "Coisas da Vida" e "Corista do Rock", as quais tiveram um moderado sucesso.
No mesmo ano conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais.[16].
Em agosto de 76, na sua primeira gravidez e morando com Roberto, foi presa por porte e uso de maconha.Na verdade, esse episódio, que foi um dos mais truculentos da ditadura militar, foi mais um ato do regime com a finalidade de “servir de exemplo a juventude da época”, já que a cantora alegou que tinha deixado de usar por causa da gravidez e que a droga encontrada seriam restos usados por amigos e frequentadores da casa. Mesmo assim, Rita foi condenada e ficou um ano em prisão domiciliar, precisando de permissões especias do juiz para sair de casa e fazer shows. Abalada e sem dinheiro, compôs com Paulo Coelho a polêmica “Arrombou a festa”, música que criticava o cenário da MPB da época. O compacto com essa faixa bateu recordes de venda do pop/rock brasileiro com 200 mil cópias vendidas.
Com o namorado definitivamente incorporado à banda, Rita fica livre da prisão domiciliar, e mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil.Refestança foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show.
Com Roberto, Rita dá à luz ao seu primeiro filho, Beto Lee em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981.
Em 1978 lança LP "Babilônia", álbum este que traz hits como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”. Tendo sido considerado por muitos como o último disco puramente de rock de Rita, depois do lançamento deste a banda se desfez. O nome "Tutti Frutti" foi registrado por um dos integrantes, que queria obrigar a saída de outro. Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show “Rita Lee & Cães e Gatos”, nome dado devido às brigas internas durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, hoje, artigo de colecionador.


Mulher 80

Desde a década de 1960, quando surgiram os Festivais de Música Popular Brasileira até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos musicais, apresentando novos e conhecidos talentos, eles registravam índices recordes de audiência. Rita Lee participou do especial Mulher 80 (Rede Globo1979), um desses momentos marcantes da televisão. O programa, dirigido por Daniel Filho, exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a 'Mulher' e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional. Os discos lançados a seguir tornam-se sucesso de público e crítica: "Rita Lee" (1979), com oshits "Mania de Você", "Doce Vampiro", "Chega mais"; "Rita Lee" (1980) com "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Caso Sério", "Nem luxo nem lixo"; "Saúde" (1981) sucesso com a faixa título, "Banho de Espuma", "Mutante", "Atlântida"; "Rita Lee e Roberto de Carvalho"(1982), com "Flagra", "Só de Voce", "Barata Tonta". O disco de 1984 "Bombom" foi mal recebido pela crítica, mas teve os hits "Desculpe o Auê" e "On the Rocks". Já o disco de 1985 foi aclamado pela crítica, mas não fez tanto sucesso quanto os anteriores junto ao público. Desde disco são "Vírus do Amor", "Ieieie", "Glória F". No fim da década de 1970 e durante todos os anos 80, influenciados pela Disco Music,[17] Rita e Roberto emplacam sucesso após sucesso nas paradas. Os discos são gContudo, Rita ainda passa por intervenções cirúrgicas na época: uma devido a calos nas cordas vocais e outra na face, devido a um acidente de carro.
Depois do rompimento de seu contrato com a Som Livre, em 1986, Rita dedica-se, com a parceria do amigo escritor Antonio Bivar, a um programa de rádioRádio Amador, que escreve e apresenta, adotando o nome Lita Ri, e interpreta vários personagens.

[]Anos 1990

Em 1991, Rita separa-se temporariamente de Roberto de Carvalho, profissionalmente, e inicia a bem-sucedida turnê voz-e-violão Bossa 'n' Roll, seguida do disco Rita Lee, dedicado a um rock'n'roll mais purista. O casal só viria a dividir o palco novamente em 1995.
Rita teve seu nome envolvido com drogas durante muito tempo. Experimentou maconhamescalina e LSD no final dos anos 60. Na década de 1980, interna-se em uma clínica de reabilitação devido a uma combinação de uso de drogas e stress (já havia sido hospitalizada por estafa no início dos anos 70, e voltou a ser internada pelo mesmo motivo em 2004). Em 1995, pouco antes de abrir o primeiro show dosRolling Stones em solo brasileiro, deu entrada no hospital por overdose, e no ano seguinte, sob efeito de barbitúricos, sofreu uma queda da varanda no segundo andar de seu sítio, esfacelando seu côndilo maxilar e tendo que passar por uma cirurgia para colocação de pinos de titânio. Os médicos teriam dito que, após o acidente, ela jamais voltaria a cantar. Contudo, depois da cirurgia bem-sucedida e diante da possibilidade de retomar sua carreira, Rita teria se comprometido a largar as drogas, o que, segundo uma declaração da cantora ao programa Fantástico (Rede Globo), só fez totalmente em janeiro de 2006, depois de procurar ajuda em um hospício.
Rita mesmo com muitos problemas com abuso de drogas e álcool e por mais que vivesse no mundo das drogas, bebida e música praticamente 24 h por dia, seus filhos sempre disseram que Rita foi muito responsável como mãe: Pagava as contas em dia, como a escola, mesmo dormindo de madrugada, bêbada e drogada, dava a comida dos filhos e os colocava para estudar. Por causa disso, os filhos de Rita não tem do que se queixar em relação a mãe, e eles não bebem, pois sabem o que é ter uma mãe sofrendo em tentar largar vícios, mas Rita procurou ajuda e se curou, mostrando que com força de vontade é possível se livrar da dependência química e álcool.[18] Entre 1986 e 1992, escreveu quatro livros infantis, tendo como protagonista o rato cientista Dr. Alex. É adepta do vegetarianismo.[19]

[editar]Televisão

Rita participou das novelas globais Top ModelVamp e recentemente no remaker de "Ti,ti,ti". Em Top Model, escrita por Wálter Negrão eAntônio Calmon, Rita era Maria Regina, a Belatrix, uma das ex-mulheres do surfista Gaspar, interpretado por Nuno Leal Maia. Em Vamp(também escrita por Calmon), Rita era a roqueira-vampira Lita Ree, amiga da protagonista Natasha, personagem de Cláudia Ohana. Em show fictício, dentro da novela, Cláudia e Rita, Natasha e Lita respectivamente, cantaram juntas o grande sucesso Doce Vampiro. Rita teve um programa na MTV Brasil em 1991 intitulado "TVLeeZão". Também participou de Sai de Baixo, em um dos episódios de Natal do programa.
Rita Lee cantou a música de abertura da novela A Próxima Vítima (telenovela)Vítima

[]Dias atuais

Em Dezembro de 1996, Rita casa-se legalmente com Roberto de Carvalho, passando a assinar Rita Lee Jones Carvalho e, em 1998, lança seu Acústico MTV, sucedido por mais três discos de estúdio, 3001, que tornou um especial de fim de ano na Rede Bandeirantes. O show apresentou vários hits do novo CD como Você VemErva Venenosa (versão de Poison Ivy do The Coasters) e O Amor Em Pedaços. O especial 3001 contou com as participações de Caetano VelosoZélia DuncanPaula Toller e Pato Fu. Considerado uma "máquina do tempo musical", 3001 é nomeado como o "Melhor Disco de Rock" no Grammy Latino de 2001. Logo após o sucesso de 3001, Rita Lee grava um CD com releituras de clássicos dos Beatles. O CD é lançado como Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar. No exterior o nome é mudado paraBossa'n Beatles. A roqueira então inicia a turnê Yê Yê Yê de Bamba, percorrendo todo Brasil e alguns países da América Latina. Em 2002, passa a co-apresentar o programa de televisão Saia Justa, no canal pago GNT. Rita já havia tido experiências na área ao comandar o programa TVLeeZão na MTV, em 1990.
Em 2003, a cantora grava o CD Balacobaco pela gravadora Som Livre. O disco, produzido por Roberto de Carvalho, é composto por 11 faixas inéditas e é descrito pela crítica como "o melhor disco de Rita Lee nos últimos 10 anos" e transforma-se imediatamente em mais um sucesso na carreira da cantora. Em pouco mais de um mês de lançamento Balacobaco é disco de Ouro. Rita emplaca nas rádios com a música Amor & Sexo e faz sucesso na novela global Senhora do Destino com Tudo Vira Bosta. No ano seguinte, Balacobaco é indicado aoGrammy Latino 2004 na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
Depois do belo, independente e bem sucedido 'Balacobaco', acontece em São Paulo, em 2004, a gravação do CD e DVD MTV Ao Vivo, seu 32° disco. Em menos de um mês, Rita Lee recebe Disco de Ouro por esse novo trabalho. O show é composto por 22 músicas, sendo 20 gravadas para o DVD e 14 para o CD. Esse trabalho é também composto por várias músicas inéditas como Meio FioQuando Te Vejo (The More I See You) e Coração Babão. Mas Baila ComigoDoce VampiroCaso Sério e Ovelha Negra entre outros clássicos não foram deixados de fora. Zélia Duncan e Pitty são as convidadas especialíssimas de Rita em Pagu e Esse Tal de Roque Enrow respectivamente. Como seu antecessor, MTV Ao Vivo é indicado ao Grammy Latino 2005 na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
De setembro a dezembro de 2005, comandou, ao lado do marido, o talk-show Madame Lee no canal pago GNT (Globosat).
No final de 2005, Rita tornou-se avó pela primeira vez. Sua neta Izabella, filha de Beto Lee, ocupou boa parte do seu ano de 2006. Apesar disso, nesse ano Rita estreou uma mini-turnê que percorreu pequenas cidades de interior e tinha como objetivo testar o repertório da turnê que pretende fazer em 2007 como comemoração aos seus 40 anos de carreira. No especial de Roberto Carlos da Rede Globo de 2008, a cantora faz uma participação especial com um "pot pourri" de seus sucessos Papai Me Empresta o CarroFlagraMania de Você e Baila Comigo.
Em 2008, a cantora se dedicou à turnê PicNic, fazendo shows pelo Brasil. No início de 2009, é gravado no Rio de Janeiro o CD e DVDMultishow Ao Vivo, que no mesmo ano é indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Disco Pop Contemporâneo.
Em 2010, Rita inicia sua nova turnê, ETC., que estreia em Belo Horizonte, na qual Rita canta sucessos que ficaram fora de seu repertório por bastante tempo como AtlântidaVírus do Amor e Luz del Fuego. A cantora também apresenta no show um número em homenagem aMichael Jackson, com a ajuda de Nikki Goulart, um dublê do cantor. Rita atualmente faz shows pelo Brasil, passando por cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Em maio de 2010, Rita Lee é convidada pelo diretor global Jorge Fernando para regravar seu sucesso de 1985, TiTiTi. A música foi usada na abertura do remake da novela Ti Ti Ti no horário das 19 horas. Ainda em Dezembro de 2010, Rita Lee anuncia em seu site oficial a Tour "Os Reis do Rock" com Erasmo Carlos, com estreia prevista para maio de 2011, um cantará músicas do repertório do outro além de homenagear Raul Seixas, apresentarão clássicos do rock mundial.
No Twitter, mídia largamente utilizada por Rita Lee em 2010, ela anunciou em 6 de janeiro de 2011: "Minha ausência no tuitz é pq estamos gravando dois projetos ao mesmo tempo: um disco só de músicas inéditas e Bossa'n Movies, dando sequência à série."
Em 22 de janeiro, Rita anuncia aposentadoria de shows, devido à sua fragilidade física.“Me aposento dos shows, mas da música nunca”, explicou."Saio de cena absolutamente 'paixonadacocês'". disse Rita no seu Twitter. Os Cd's já gravados 'Reza' de inéditas e o 'Bossa'n Movies' (Da trilogia 'Bossa'n Roll' 1991 e 'Bossa'n Beatles (Aqui, Ali em qualquer lugar de 2001) tem seu lançamento programado para Março/2012.


[]Sucessos

Em seus 45 anos de carreira, Rita Lee gravou vários sucessos que emplacaram nas rádios e tocam até hoje: Agora Só Falta VocêCoisas da VidaEsse Tal de Roque EnrowMenino BonitoOvelha NegraMiss Brasil 2000Luz del FuegoArrombou a FestaJardins da Babilônia,Eu e Meu GatoAgora é ModaChega MaisMania de VocêDoce VampiroLança PerfumeSaúdeFlagraÔrra MeuAtlântidaPega RapazBwanaObrigado NãoErva Venenosa (Poison Ivy)Desculpe o AuêPaguOn The RocksNem Luxo Nem LixoVítimaPapai Me Empresta o CarroMamãe NaturezaTodas as Mulheres do MundoCor de Rosa ChoqueBanho de EspumaMutanteAlô! Alô! Marciano,Corre-CorreCom a Boca No MundoBaila ComigoCaso SérioMinha Vida (In My Life)Vírus do AmorPerto do FogoAmor e Sexo e Tudo Vira Bosta .